O Sistema Dan em Artes Marciais Asiáticas
Com muita frequência, leio nas redes sociais diferentes opiniões sobre o sistema Dan nas Artes Marciais Asiáticas. Algumas pessoas consideram que o sistema Dan foi criado para aumentar o ego dos praticantes de artes marciais. Vamos racionalizar essa opinião com base em fatos históricos.
O sistema Dan foi originalmente introduzido no Judô. Inicialmente, era apenas a faixa preta. A ideia era proporcionar uma maneira visível de identificar a proficiência dos alunos na arte. As faixas coloridas vieram muito depois, quando introduziram a faixa marrom e, finalmente, um sistema de faixas coloridas para motivar os alunos a continuarem trabalhando e melhorando.
Outra vantagem de usar um sistema de graduação era organizar as técnicas por graduações, criando um currículo específico para cada graduação.
Quando o Karatê foi introduzido no Japão, adotou o Sistema de Graduação do Judô e o mesmo aconteceu com o Taekwondo quando foi desenvolvido na Coreia.
Os níveis Dan no Judô, Karatê e TKD foram aumentando com o tempo. Atualmente, a graduação mais alta no Judô é o 10º Dan. No TKD (Kukkiwon), o mais alto é o 9º Dan, com o 10º sendo concedido postumamente. Os estilos de Karatê têm sistemas de Dan diferentes, sendo normalmente o 10º Dan o mais alto a ser alcançado.
Obter um alto nível de Dan nessas artes marciais requer muitos anos de treinamento, normalmente um compromisso para a vida toda. É importante saber que os altos níveis de Dan não são para denotar habilidades físicas ou proficiência técnica na arte. Na verdade, essas graduações reconhecem a dedicação da pessoa à arte, ao ensino, à escrita e/ou outras contribuições ao sistema.
Devemos lembrar que na Ásia a sociedade é muito hierárquica. A antiguidade é muito importante e o mesmo vale para as artes marciais. Um aluno mais antigo é sempre superior a um aluno mais jovem. Não se trata de habilidade. É uma questão de relacionamentos humanos em vez de habilidade.
É costume na Ásia que entre alunos do mesmo nível, o mais velho na idade vá primeiro na fila. Como podemos ver, a graduação também é um reflexo da cultura asiática. Nós, ocidentais, tendemos a pensar sempre em habilidades físicas ou se essa pessoa é melhor do que a outra.
Geralmente, apenas os quatro ou cinco primeiros Dan são para a habilidade na arte. As graduações mais altas, como mencionei anteriormente, são dadas com base na antiguidade ou no tempo de treinamento e/ou ensino.
Infelizmente, estamos vendo nos dias de hoje um interesse crescente em altos Dans. Praticantes mudando de um sistema ou escola para outro com o propósito de obter uma graduação mais alta. Claro que, nesses casos, o motivo é o ego pessoal, mas não podemos generalizar.
O sistema de graduação (Dan) é uma necessidade nas Artes Marciais e devemos garantir que mantenhamos sua integridade e o real propósito para o qual foi criado.
Obrigado por acompanhar.
Mestre Alberto Borjas